sábado, 7 de janeiro de 2012

MOTOTAXISTAS SÃO REGULARIZADOS EM ANANINDEUA












O prefeito Helder Barbalho entregou, na manhã desta quinta-feira (5), o termo de autorização para mais 132 novos mototaxistas de Ananindeua. O município foi o 1º da Região Metropolitana a regularizar a profissão em 2010, e com os termos entregues, Ananindeua passa contar com 521 profissionais legalizados.
Além disso, foi assinada a autorização para um novo processo seletivo para mais 79 novas vagas, totalizando 600 legalizações. O processo tem como objetivo combater o serviço clandestino de mototaxi.
“Com a autorização, a categoria passar a fazer parte do serviço de transporte público do município, tendo garantidos todos os seus direitos e, consequentemente, cobrados os seus deveres. Isso proporciona maior segurança à população e aos próprios trabalhadores”, afirmou Helder.
Entre as exigências no processo seletivo estão a padronização das motos e uniformes de acordo com orientação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semutran), ter idade igual ou superior a 21 anos, além de ser proprietário do veículo e de ter habilitação para pilotar motos de no mínimo de dois anos.
“Essa iniciativa do Prefeito está garantindo a fonte de renda de muitos pais e mães de família. Muitos mototaxistas só tem esse trabalho e precisam ter o apoio do poder público para exercer a profissão com tranqüilidade e segurança”, lembrou delegado sindical do Sintramotos de Ananindeua, Norberto Kuwahara.
 É exigido, ainda, daqueles que pretendem se regularizar, os certificados dos cursos de direção defensiva, atendimento ao público, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito especializado na profissão, além de cadastro no INSS como trabalhador autônomo, laudo de vistoria e de inspeção do veículo e seguro de vida para terceiros.
Os mototaxistas comemoraram a iniciativa. “Isso é uma segurança para quem trabalha no meio e para os usuários, porque antes nossa profissão não era bem vista e nem aceita pela população, mas agora estamos legalizados para atender a população”, comemorou Benedito da Silveira, de 41 anos, há quatro exercendo a profissão.
Fonte: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário