segunda-feira, 17 de outubro de 2011

I REUNIÃO ABERTA DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA









Com o objetivo de valorizar os artistas locais e estimular a produção de projetos culturais, a partir de processo democrático na gestão das políticas e dos recursos públicos na área cultural, a Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventudede, iniciou no último dia 14/10, sexta feira, no Ginásio João Paulo II, as  reuniões que visam instituir o Sistema Municipal de Cultura (SMC).

O sistema contará obrigatoriamente com os seguintes componentes: órgão especifico de Gestão, Conselho de Política Cultural, Conferência, Fundo e Plano Municipal de Cultura.

A partir dele, a Prefeitura criará instrumentos de gestão para acompanhamento e avaliação das políticas de cultura, com ampla participação popular e a transparência de sempre. A  reunião contou com a participação de artistas locais, associações, representantes de segmentos e entidades.

Segundo a Profª Nilse Pinheiro, Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude,  “com o SMC as identidades locais serão fortalecidas por meio do incentivo à criação, produção, pesquisa, difusão e preservação das manifestações culturais”. O sistema tem sua origem a partir do Plano Nacional de Cultura (PNC), Lei 12.343/10, que estabelece diretrizes para a Cultura na União, Estados e Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário