sábado, 5 de novembro de 2011

ESTÁDIO MUNICIPAL DE ANANINDEUA EM FASE ESTRUTURAL




O Estádio Municipal de Ananindeua já tem as suas primeiras fundações. A área já passou por um intenso trabalho de limpeza e nivelamento do terreno. Essa fase, essencialmente estrutural, vai garantir a continuidade de uma obra fundamental para o fomento do esporte no município e que vai dar uma importante contribuição para o desenvolvimento do Paar, bairro em que está sendo construído.

O sonho da construção de um estádio de futebol em Ananindeua é antigo. Desde a concepção do projeto, em 2008, a obra passou por alguns períodos de paralisação. O primeiro devido à necessidade de readequação do projeto em virtude das especificidades técnicas do solo do local. Depois, problemas apresentados por duas empresas que venceram as licitações para construção do estádio impediram o prosseguimento do trabalho, pois as empreiteiras não atenderam às exigências.

Atualmente, o ritmo da obra está a todo vapor e o prazo máximo de entrega da primeira etapa é 12 meses. “Trabalhamos com a previsão de um ano, mas a nossa expectativa é que, antes disso, o estádio já possa receber competições de pequeno porte”, afirmou o prefeito Helder Barbalho.

Quando estiver concluído, o estádio terá aproximadamente 100 mil m² de área construída, incluindo estacionamento para cerca de mil veículos. A capacidade total será para 20 mil torcedores e o principal acesso é pela Estrada do Cajuí. Todo o projeto tem um custo estimado de R$ 11,5 milhões em recursos federais e contrapartida da Prefeitura de Ananindeua e atende às especificações da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Segundo avaliação do engenheiro responsável pelos cálculos estruturais, Nagib Charone, o projeto é seguro. “A reação das torcidas em um campo de futebol não é mais a mesma de alguns anos atrás. Hoje, elas são muito mais dinâmicas e ativas, por isso o projeto foi feito para garantir a segurança de todos”.

“A nossa intenção é entregar o mais rapidamente possível a primeira etapa que vai comportar cerca de cinco mil torcedores. Sei que ainda é pouco, mas, para curto prazo, consigo mobilizar novamente nossa equipe de futebol com competitividade”, destacou Helder. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário