terça-feira, 3 de maio de 2011

João Paulo II é beatificado diante de mais um milhão de pessoas





Ao todo, 800 padres e cem cardeais concelebraram a missa.
Dez mil brasileiros estavam presentes à cerimônia.João Paulo II foi beatificado neste domingo (1) em uma cerimônia emocionante. Agora ele é o beato João Paulo II, mas para a multidão já é santo. Karol Woitila foi beatificado diante de mais de um milhão de pessoas de várias partes do mundo em um ritual solene, com a proclamação em latim.


O papa Bento XVI vestia os paramentos do amigo. Na fachada da Basílica, a imagem de um papa ainda jovem, em uma foto de 1995. A freira que teria recebido o milagre por intermédio dele, Irmã Marie Simon Pierre, levou ao altar a relíquia, uma ampola com o sangue de João Paulo II.


Bento XVI, que encurtou os tempos previstos pelo direito canônico para a beatificação, disse que seis anos atrás, no funeral, já se sentia o perfume da santidade.


O papa Ratzinger lembrou os 23 anos em que viveu ao lado de João Paulo como um colaborador muito próximo. Elogiou a profundidade espiritual do papa beato e destacou a riqueza das suas intuições.


Ao todo, 800 padres e cem cardeais concelebraram a missa. Levaram a comunhão até a via da conciliação. A multidão que tinha enfrentado chuva, neste domingo ficou debaixo de um sol forte também para prestar homenagens aos restos mortais do papa polonês. O caixão está exposto na Basílica, com uma edição medieval muito rara do evangelho de Lucas e João.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário